1/25/2011

A Queda dos Mutantes

Um dos principais arcos de histórias envolvendo os mutantes da Marvel foi "A Queda dos Mutantes", lançado pela Editora Abril no essencial "Superalmanaque Marvel" 5, de janeiro de 1992. O evento apresentou histórias marcantes dos grupos X-Men, Novos Mutantes e X-Factor. Com textos de Louise Simonson e Chris Claremont, e desenhos de Walt Simonson, Bret Blevins e Marc Silvestri, estas ótimas aventuras repercutem até hoje nas vidas dos personagens.
















Abaixo, um pequeno resumo das histórias da saga:

X-Factor(reunindo as edições 24, 25 e 26 do título original) - A equipe formada pelos X-Men originais enfrenta Apocalipse e seus cavaleiros em Nova York. O vilão pretendia recrutar os heróis para lutarem ao seu lado em uma guerra contra os humanos. Durante o conflito, Ciclope e cia. descobrem que o Anjo(após perder suas asas durante o "Massacre de Mutantes") foi transformado em Morte, o mais poderoso dos cavaleiros comandados por Apocalipse.

O X-Factor consegue impedir os planos do vilão de destruir a cidade, liberta o Anjo da lavagem cerebral feita por Apocalipse e ainda fica com a nave que o mutante maligno usava como base. No final, o grupo ainda é saudado por todos como heróis, num raro momento em que os mutantes não são perseguidos pelos humanos. Outros personagens que aparecem na história são o Quarteto Futuro(numa rápida participação) e Caliban(que trai o X-Factor e alia-se à Apocalipse).















Novos Mutantes(reunindo as edições 59, 60 e 61 do título original) - Durante uma batalha contra o Animador(um cientista louco que criava seres meio humanos e meio animais) e contra a Direita(um grupo anti-mutante comandado por Cameron Hodge), a jovem equipe sofre uma terrível perda: Doug Ramsey, o Cifra, é assassinado, ao salvar Lupina de um tiro.

A morte de Doug causa um terrível impacto no grupo, que se desentende com Magneto(que liderava os Novos Mutantes na época) e decide deixar para trás os uniformes usados pelos estudantes da escola de Xavier. Ao mesmo tempo, a equipe tem que lidar com a suposta morte dos X-Men em Dallas, que deixa Illyana Rasputin(irmã do x-man Colossus) em desespero, e muito mais propensa à deixar que o seu lado demoníaco a domine.















X-Men(reunindo as edições 225, 226 e 227 do título original) - Numa aventura emocionante, os X-Men(Wolverine, Longshot, Tempestade, Vampira, Psylocke, Cristal, Destrutor, Colossus e Madelyne Pryor) sacrificam as suas vidas para impedir que o Adversário(ou Trapaceiro) - um Deus que quer reconstruir a realidade, transformando ordem em caos - destrua o mundo.

Toda a luta dos X-Men contra o Adversário aconteceu em Dallas(cidade que foi atingida por vários distúrbios temporais), e foi transmitida ao vivo para todo o mundo, graças à um jornalista que estava no local. Também estiveram envolvidos no conflito os Vigilantes da Liberdade(grupo de ex-vilões que trabalha para o governo e é liderado por Mística) e Forge(responsável pelo encanto que matou os X-Men e derrotou o poderoso vilão).

Como recompensa por seu sacrifício, os X-Men foram ressuscitados por Lady Roma(guardiã do Omniverso, zeladora da realidade e principal oponente do Adversário), e decidiram continuar sua trajetória deixando com que o resto do mundo pensasse que eles estavam mortos. Assim, poderiam enfrentar seus inimigos com mais liberdade, sem colocar em risco as pessoas que amam. Na sequência destas histórias, começou a elogiada "fase australiana" do grupo, onde surgiram personagens como Teleporter e os Carniceiros.

No comments: