4/20/2010

Guerras Asgardianas(3 de 3)

A última parte das "Guerras Asgardianas" foi publicada por aqui em X-Men(da Abril) 23, com uma boa história(intitulada "Não Há Lugar Como o Lar") escrita por Chris Claremont e desenhada por Arthur Adams, que reuniu X-Men e Novos Mutantes contra Loki, o Deus da Trapaça.

Loki pretendia usar Ororo, transformada na nova Deusa do Trovão(com martelo Uru e tudo), para governar Asgard agora que Odin e Thor estavam ausentes depois da guerra contra o maléfico Surtur, em história publicada originalmente no Brasil numa mini-série em 6 partes do Deus do Trovão.

Os X-Men ficam sabendo que os Novos Mutantes estão em perigo em Asgard graças à mensagens psíquicas enviadas por Illyana(com uma ajudinha de Karnilla, a Rainha Norne, que não queria ver Loki no comando) para Kitty Pryde. A equipe então, liderada por Ciclope, vai para o Reino de Odin para ajudar seus amigos.














Chegando lá, os X-Men logo de cara encontram e salvam o Princípe Lobo, que estava sendo atacado por trolls. Eles impedem que Hela leve sua alma, e a Deusa da Morte fica feliz em encontrar Rachel Summers, filha da Fênix que, segundo ela, foi responsável por lhe enviar mais almas do que qualquer um de seus servos.

Após pegarem informações com o Princípe, os X-Men decidem, então, dividir-se em dois grupos: Kitty, Wolverine e Rachel vão à cidade de Asgard tentar conseguir a ajuda de Thor, enquanto Ciclope, Vampira, Colossus e Noturno vão para o palácio de Encantor, onde encontram Lupina, Karma e Illyana, que estava ficando cada vez mais e mais arrogante por abusar do uso de sua magia.

Ao tentar usar os encantamentos de Encantor para atacar Loki, Illyana e seu grupo acabam sendo descobertos pelo Deus da Trapaça e são capturados. Enquanto isso, Wolverine e os outros encontram Míssil, Magma, Miragem, Warlock, Cifra e Mancha Solar. Os heróis são atacados pelos lacaios de Loki e Logan é envenenado pelas garras de um dragão e fica perto da morte, apesar do seu fator de cura.

Kitty assume a liderança dos mutantes ainda em liberdade e comanda a ofensiva decisiva contra Loki e Tempestade, transformada definitivamente na nova Deusa do Trovão. Manipulada pelas mentiras e pela magia do meio-irmão de Thor, Ororo ataca seus ex-companheiros e só volta à razão após atacar Wolverine e deixá-lo gravemente ferido.

O veneno do dragão e o ataque de Ororo fazem com que Hela apareça para clamar a alma de Wolverine, mas a Deusa da Morte é impedida pelos ataques de Dani Moonstar(e demais valquírias), dos X-Men e da própria Tempestade. Hela desiste e os heróis voltam-se então contra Loki, que é dissuadido de continuar seus ataques contra os mutantes por mais um dos famosos discursos da eloquente Kitty Pryde, que ameaça contar à Balder, Thor, Heimdall ou qualquer outro herói de Asgard seus planos de assumir o trono de Odin.














Loki admite a derrota e decide deixar os mutantes voltarem para casa, mas diz que nenhum deles poderá ficar em Asgard, para desespero de Rahne, que precisará separar-se de seu amado Princípe Lobo. Loki exige, também, que Illyana liberte Encantor do Limbo e diz que todos os dons, encantamentos e poderes que os heróis adquiriram em Asgard serão anulados. Dani Moonstar, por ter virado uma valquíria, poderá - entretanto - ficar com Ventania, assim como é permitido por Loki que Karma não retorne à sua forma obesa.

O Deus da Mentira ainda oferece uma última vez à Ororo a chance de ficar em Asgard, mas ela recusa o pedido e decide voltar com seus companheiros para a Terra, onde voltará a não ter as habilidades de voar e controlar o clima.

Assim encerraram-se as "Guerras Asgardianas", mais uma das boas sagas vividas pelos X-Men durante os anos 80. (as histórias foram publicadas originalmente em 1985 e saíram no Brasil só em 1990).

No comments: