4/07/2010

Guerras Asgardianas(1 de 3)

As "Guerras Asgardianas" foram uma série de histórias(publicadas por aqui entre os números 20 e 23 da revista dos X-Men(Abril)) que envolveram X-Men, Tropa Alfa e Novos Mutantes com o mundo de Asgard, onde vivem deuses como Thor, Sif e o maléfico Loki, principal vilão destas aventuras. Comento neste post a 1ª parte das "Guerras", publicada em X-Men 20 e 21, que trata-se de um ótimo crossover entre os X-Men e a Tropa Alfa.

Na história(escrita por Chris Claremont e desenhada por Paul Smith), intitulada "A Dádiva", para receber um prêmio de deuses superiores, Loki precisa realizar um ato de bondade para a humanidade, e decide então criar uma Fonte Mágica em pleno Canadá, que dará superpoderes à todos os humanos que entrarem em contato com ela. Com estes poderes, os homens serão capazes de criar um verdadeiro paraíso na Terra, acabando com a fome, as doenças e as guerras.














Os primeiros afetados pela Fonte são Madelyne Pryor, seu marido Scott Summers(o Ciclope dos X-Men) e uma equipe de cientistas que os dois transportavam em seu avião, que é derrubado quando a magia de Loki manifesta-se pela primeira vez. Ao "captar" a queda do avião, a telepata Rachel surta com a possível morte de Scott(seu pai no futuro de onde ela veio) e decide atacar aqueles que ela considera serem os responsáveis: a Tropa Alfa.

Depois do engano ser desfeito(como sempre, os heróis primeiro precisam brigar para só depois juntarem forças contra os vilões), os X-Men e a Tropa Alfa vão atrás de Ciclope e descobrem que ele está bem, e que todos os ocupantes do avião agora têm poderes especiais graças à Fonte. Madelyne, por exemplo, virou a curandeira Anódina, que rapidamente acabou com o sofrimento de vários heróis, curando o nanismo de Pigmeu, a mente enlouquecida de Aurora e dando à Ciclope, Sasquatch e Vampira controle sobre suas habilidades.














O único problema é que a Fonte afetou negativamente os heróis com poderes de natureza mística que atuam na Tropa Alfa: Pássaro da Neve e Shaman, que ficam à beira da morte. Mesmo com todos os benefícios que a Fonte pode trazer para o planeta, alguns dos heróis decidem acabar com a Fonte, antes que outros místicos como o Dr. Estranho e Illyana sejam atingidos. Assim, os heróis brigam entre si até descobrirem que a Fonte também tira dos humanos a sua capacidade de criar e de sonhar.

Ciclope diz, então, que os mutantes continuarão a sofrer preconceito, pois mesmo com os humanos tendo poderes, eles irão odiar os heróis por ainda serem capazes de sonhar e imaginar coisas novas. Ao ver que seu plano está indo por água abaixo, Loki decide intervir e obrigar todos a aceitarem a sua dádiva o que, logicamente, faz com que aqueles que ainda estavam em dúvida acabem recusando-a. Os "super deuses" de Asgard aparecem, então, para dizer à Loki que ele falhou em sua parte do trato e que, por isso, não receberá seu prêmio.












O Deus da Mentira, mesmo depois de ser obrigado a deixar todos partirem em paz, promete vingança contra os heróis e reverte todos os efeitos da Fonte, fazendo com que Pigmeu, Madelyne, Vampira e o restante dos modificados voltem ao seus estados originais. Gosto muito desta história, que conseguiu reunir de forma competente dois de meus grupos favoritos que, na época, tinham ótimas formações(os X-Men, comandados por Xavier, eram: Colossus, Vampira, Noturno, Wolverine, Lince Negra e Rachel e a Tropa Alfa, comandada por Heather Hudson, era formada por: Talismã, Sasquatch, Estrela Polar, Aurora, Pigmeu Shaman e Pássaro da Neve).

No próximo post, a segunda parte das "Guerras Asgardianas", com os Novos Mutantes e a x-man Tempestade perdidos em Asgard.

No comments: