7/27/2009

A Queda de Murdock(Final)

A parte final da saga - "Armagedom!"(publicada em "Daredevil" 233) - começa com o Demolidor enfrentando o Bazuca na Cozinha do Inferno. O duelo é brutal, e o Demolidor acaba saindo vencedor(ele, inclusive, derruba o helicóptero que dava apoio à Bazuca).













O Demolidor tenta fazer com que Bazuca admita que foi o Rei quem o enviou, mas é impedido pela chegada dos Vingadores(Capitão América, Thor e Homem de Ferro) ao local. A equipe leva o Bazuca, obedecendo ordens do Governo Federal. O ataque deixa centenas de mortos, e o Rei se esforça para não ver seu nome ligado ao caso.

O Capitão América fala com o Demolidor, tentando descobrir a origem de Bazuca, um homem que carrega a bandeira norte-americana em seu rosto e foi capaz de cometer múltiplos assassinatos dentro de seu país.

Steve Rogers confronta o General comprado pelo Rei do Crime e, investigando os arquivos do exército, descobre que Bazuca faz parte do Projeto Renascimento, o mesmo que o transformou em um supersoldado décadas atrás.

Após descobrir que a lanchonete onde trabalhava foi destruída, Matt decide atacar um dos "negócios" do Rei para conseguir dinheiro para reconstruí-la. Lá, ele fica sabendo pelo rádio dos criminosos que o Bazuca escapou do controle do Governo e está indo para o Clarim Diário(Ben Urich publicou uma matéria sobre o ataque do assassino, que considera a imprensa em geral uma inimiga da nação).

O Capitão luta contra o Bazuca e acaba contendo-o. Os 2 são atacados pelo exército e Bazuca acaba sendo ferido. O Demolidor intervém e, para que a história não seja abafada, decide levar o assassino para a redação do Clarim Diário. O Capitão acaba ajudando Murdock, impedindo uma ação contrária dos homens do Rei e do General.

O envolvimento do Rei no ataque de Bazuca à Cozinha do Inferno é exposto pelo Clarim Diário, o que faz com que ele perca a imagem de empresário respeitado que tanto lutou para cultivar. Mesmo escapando da maioria das acusações, Wilson Fisk vê seu poder diminuir, o que faz com que ele odeie Matt Murdock ainda mais.

A excelente saga termina com Matt Murdock feliz ao lado de Karen Page. O herói foi destruído e reconstruído ainda mais forte. Este é o texto que encerra esta obra-prima da dupla Miller e Mazzuchelli: " Meu nome é Matt Murdock. Eu fiquei cego devido à radiação. Meus sentidos remanescentes funcionam em um nível sobre-humano. Eu moro na Cozinha do Inferno e faço o possível para manter o lugar limpo. Isso é tudo o que as pessoas precisam saber sobre mim."

* A história foi publicada pela 1ª vez no Brasil na edição 68 de Superaventuras Marvel.

No comments: