7/13/2009

A Queda de Murdock(3)

A 3ª parte da saga - Pária! - foi publicada na edição 229 de "Daredevil". Nela, continua o calvário de Matt Murdock, que cambaleia sem rumo por Nova York após escapar da morte nas mãos do Rei. Ele se recorda de quando sofreu o acidente que lhe deu seus poderes, e de uma freira que o ajudou na época.













Matt acaba cruzando com Tucão e Mongol(os 2 bandidos que sempre apareciam nas histórias de Frank Miller), que tinham roubado uma roupa de Papai Noel de um homem. O herói os confronta mas, ainda sentindo os ferimentos da luta contra o Rei, acaba sendo esfaqueado por Tucão.

Mesmo extremamente ferido, ele continua a andar, e vai parar na Cozinha do Inferno(o bairro onde nasceu), e mais precisamente na academia de boxe onde seu pai e ele treinavam. Lá, Matt finalmente se entrega aos seus ferimentos e cai desacordado, nos braços da mesma freira que o ajudara na infância.













Enquanto Matt luta para continuar vivo, vemos o relacionamento entre Foggy e Glorianna ficar cada vez mais sério. No México, Karen Page encontra um homem que era fã de seus filmes pornográficos e decide ajudá-la em troca de certos "favores". O bandido mata os assassinos que a perseguiam e vai levá-la para Nova York, mas Karen acaba afundando-se ainda mais no mundo de drogas e sexo do qual tanto queria escapar.

Ben Urich também recebe bastante destaque, ao aproximar-se de Nick Manolis, o policial que acusou Matt injustamente para que seu filho doente pudesse ser ajudado pelo dinheiro do Rei do Crime. O filho de Manolis morre na operação e ele decide falar, mas é calado por uma sinistra enfermeira(uma das personagens mais marcantes da saga), que quebra alguns dos dedos de Urich no processo.

A história termina com o Rei lamentando o fato de que Matthew Murdock escapou com vida de todos os seus ataques, e a frase final é ótima:

"Hoje, aquele mero advogado ensinou ao Rei que um homem sem esperança é um homem sem medo".

O texto de Miller é muito bom, mostrando Matt e Karen seguindo em frente aos trancos e barrancos, lutando para sobreviver apesar de todos os problemas físicos e mentais enfrentados. A forma como Mazzuchelli desenha Urich, como um homem frágil(em contraste à sua força moral), também é um dos pontos altos da revista.

* A história foi publicada pela 1ª vez no Brasil em Superaventuras Marvel 64.

No comments: