5/10/2009

Excalibur

Comento, desta vez, a "Graphic Globo" 8, lançada em 1991 pela Editora Globo, com a primeira aventura do grupo Excalibur, um dos muitos títulos derivados dos X-Men que surgiram na década de 90. Criado por Chris Claremont e Alan Davis em 1988, o Excalibur teve ótimas aventuras no começo de sua jornada.













No Brasil, o grupo apareceu primeiro nas páginas da revista "Marvel Force", lançada pela Editora Globo(que adquiriu o direito de vários personagens Marvel que não eram utilizados pela Abril), cujos exemplares podem ser encontrados nos sebos. Depois, o grupo acabou estreando na Ed. Abril na revista Wolverine 14, e continuou sendo publicado regularmente no título do mutante canadense e em várias edições especiais.

A história mostrada em Graphic Globo 8 mostra como o Excalibur foi formado. Na época, todo o mundo acreditava que os X-Men(Colossus, Tempestade, Vampira, Wolverine, Destrutor, Psylocke, Cristal e Longshot) estavam mortos, depois dos fatos ocorridos na boa saga "A Queda dos Mutantes"(Superalmanaque Marvel 5).

Kitty Pryde e Noturno não estavam com seus colegas(que passaram a atuar secretamente em uma base na Austrália) porque recuperavam-se de graves ferimentos sofridos durante o "Massacre de Mutantes". Os 2 foram para a Ilha Muir, onde ficaram sob os cuidados de Moira McTaggert.

Lá, eles conheceram e ficaram amigos de Brian Braddock(o Capitão Britânia, irmão da x-man Psylocke) e sua namorada, a mutante transmorfa Meggan. Os 4 se uniram quando Rachel Summers conseguiu escapar da dimensão comandada por Mojo e voltar para a Terra.

Rachel havia sido sequestrada por Espiral pouco antes do começo do "Massacre de Mutantes" e passou um longo tempo como escrava do bizarro Mojo. Ao voltar para a Terra, surgindo em Londres, ela foi seguida pelos "Warwolves", que pretendiam recapturá-la.

Além dos Warwolves, Kitty e seus amigos também tiveram que defender Rachel dos mercenários da Technet, contratados por Opal Luna Saturnyne(a Majestrix Omniversal, a "responsável pela manutenção da ordem e realidade neste setor da criação") para deter a Fênix, pois esta a considerava uma ameaça.













Após botarem os vilões para correr, os 5 heróis decidiram permanecer unidos, para manter vivo o sonho de paz e harmonia entre as raças de Charles Xavier e também os ideais de justiça e esperança do Rei Arthur. Por isso, o grupo acabou ganhando o nome da espada que era empunhada por Arthur.

O Excalibur tinha entre seus membros 2 dos mais populares X-Men de todos os tempos(Noturno e Kitty), a simpática Meggan e a enigmática Rachel(que nos X-Men não chamava muito a atenção, mas virou uma personagem bem melhor nos seus tempos de Excalibur). O único integrante da equipe que nunca me agradou foi o chato Capitão Britânia(talvez por ele ter o nome de uma marca de eletrodomésticos).

Merecem destaque também os bons roteiros criados por Chris Claremont(que ainda não havia entrado em decadência) e Alan Davis(ótimo desenhista(sua versão da Kitty é uma de minhas favoritas), que depois assumiu também os roteiros e bolou histórias sensacionais).

No comments: