9/15/2008

A Bruxa de Blair(2)

Fui ver o filme "A Bruxa de Blair" quando ele estreou aqui em Rio Grande, no extinto Cine Glória. Como este foi um dos filmes mais comentados da época, a sala estava lotada, e deu para notar que o público saiu meio desapontado com o filme após a sessão. Confesso que eu também não entendi muito bem o final.













Após assistir o DVD, com mais calma, deu para entender melhor o fim e apagar um pouco a impressão negativa de quando vi o filme na tela grande. O filme é bom, embora não seja um clássico, e vale principalmente por ter uma proposta diferente da maioria dos filmes de terror de Hollywood.

Não há grandes efeitos especiais nem cenas nojentas e muito pouco sangue é mostrado. Todo o terror encontra-se na situação claustrofóbica vivida pelos protagonistas, que pouco a pouco vão caminhando para uma situação horrível da qual não têm como escapar.

Vemos apenas o que os personagens vêem, o que torna todo o perigo e paranóia enfrentado por eles mais reais. As cenas passadas à noite, quando os 3 cineastas ouvem passos, vozes e têm sua barraca atacada são muito boas. Os atores têm atuações convincentes e, embora a bruxa do título não dê as caras, o filme merece uma nota 7,5.










As entrevistas feitas pelos jovens no começo do filme merecem atenção especial. Nelas, é contada a forma como Rustin Parr(ver post anterior) matou as crianças, levando-as para o porão 2 de cada vez. Ele fazia uma ficar no canto de costas enquanto matava a outra. Depois ele pegava a que estava no canto e a matava também. Ele agia dessa maneira por não aguentar os olhares das crianças.

No final do filme, quando Mike e Heather chegam à casa abandonada atraído pelos gritos de Josh(o primeiro dos três a desaparecer), podemos ver várias mãos de crianças gravadas nas paredes.

Mike é o primeiro a descer para o porão e logo é derrubado. Quando Heather desce, logo depois, ela vê Mike encostado no canto da parede(assim como as crianças assassinadas por Parr sob a influência da bruxa) antes de ser atingida também.










Quando o filme foi lançado, muitos acreditaram que a lenda da bruxa e o documentário eram reais, o que certamente atraiu muita gente até os cinemas. O filme foi também um dos primeiros a ter a maior parte de sua publicidade feita na internet.

Ficha técnica:
A BRUXA DE BLAIR
Título Original: The Blair Witch Project(1999)
Duração: 81 minutos
Direção e roteiro: Daniel Myrick e Eduardo Sánchez
Elenco:
Heather Donahue (Heather Donahue)
Michael C. Williams (Michael Williams)
Joshua Leonard (Josh Leonard)
Bob Griffin (Entrevistado)
Jim King (Entrevistado)
Sandra Sánchez (Entrevistada)
Ed Swanson (Entrevistado)
Patricia Decou (Entrevistada)
Mark Mason (Entrevistado)

1 comment:

Anonymous said...

Bah vi esse filme em vhs com dois amigos com quem morava, tu que me fizeste a propaganda! Ficamso tensos o tempo todo e levamos alguns sustos. Muito bom! De primeiro não entendi o final, mas um colega se deu conta que e nos falou, o qe nos deixou boquiabertos com a originalidade do filme.