6/24/2008

Épicos Marvel 1

Uma das revistas de minha coleção que eu mais demorei para achar foi a Épicos Marvel 1, publicada pela Abril em outubro de 1991, e que mostra um encontro entre Quarteto Fantástico e X-Men, dois de meus grupos favoritos.



A história - escrita por Chris Claremont e desenhada por Jon Bogdanove - mostra como Kitty Pryde foi salva da morte certa após ser gravemente ferida pelos vilões Carrascos na saga Massacre de Mutantes, que também deixou outros 2 x-men fora de combate: Colossus e Noturno.

Os X-Men naquele momento tinham Magneto como seu aliado e os membros da equipe eram: Tempestade, Wolverine, Vampira, Destrutor, Psylocke, Cristal e Longshot(!).

No Quarteto, o Coisa voltava à equipe após um período em que foi substituído pela Mulher-Hulk.

A seguir, um breve resumo das 4 histórias da edição:

TEM CERTEZA?! - Sue Richards encontra um antigo diário de Reed, que faz com que os outros membros do Quarteto acreditem que o vôo que originou seus poderes foi proposital, e não um acidente. Magneto pede ajuda à Reed para salvar a vida de Kitty, que ficou presa em seu estado etéreo e está desaparecendo aos poucos. Abalado pela aparição do diário, Reed diz que não pode ajudar os X-Men, que obviamente não ficam felizes e partem para um já esperado confronto contra o Quarteto.

VERDADES E CONSEQÜÊNCIAS - A briga entre X-Men e Quarteto é interrompida pelo Dr. Destino, que - para mostrar que é melhor do que Reed - se oferece para salvar a vida de Kitty. De volta para casa, o Quarteto discute sobre o diário de Reed, ao mesmo tempo em que os X-Men decidem aceitar a ajuda de Destino.

A LUZ MAIS NEGRA DA ALMA - Os X-Men vão para a Latvéria, na esperança de conseguir salvar Kitty com a ajuda do gênio do Dr. Destino. Kitty não concorda com os colegas e para livrá-los de um possível débito para com o vilão, decide cometer suicídio(num momento tão dramático quanto sensacional), mas a presença de Franklin Richards(filho de Reed e Sue), com quem estabelece uma relação de amizade, a impede de seguir adiante.













Ao ver o modo como Reed cuida de Franklin, Sue volta à confiar no marido, assim como o restante do Quarteto, que parte para o castelo de Destino.

UMA QUESTÃO DE FÉ - Com a mente de Kitty quase desaparecendo, Reed une forças ao Dr. Destino e os dois conseguem reverter o processo, salvando a x-man da desintegração. Sue acaba descobrindo que foi o Dr. Destino quem escreveu o diário, para colocar em dúvida o caráter e as habilidades de Reed. Ao usar sua privilegiada mente para ajudar Kitty, ele consegue recuperar sua confiança.













Após ser salva, Kitty passou ainda um longo tempo se recuperando e depois tornou-se uma das fundadoras do grupo Excalibur(ao lado de Brian e Meggan Braddock, Rachel Summers e Noturno), que teve histórias muito boas, principalmente no começo.

A história, enfim, mereceu mesmo ser chamada de épica, por explorar bem os personagens envolvidos, coisa que o roteirista Chris Claremont sabia fazer muito bem.

2 comments:

Anonymous said...

Eu tinha essa revista e acabei trocando há tempos e hoje me arrependo, mas nem lembrava o assunto dela. Tenho duas épicos Marvel da abril: Tocha Humana Original e O Retorno dos Defensores. Muito boa a 1a, a dos defensores é ruim pra cacete!Mas tem o Surfista, fazer o quê? Eu tinha a número 7 tb, última da série, chamada o Vírus definitivo, com Demolidor, justiceiro e Magnum, e uma participação do Deathlock, ridículo personagem, mas a revista era boa.

Leandro Vargas said...

Eu tenho também o número 3 - Mefisto versus Heróis Marvel - que é muito boa, com histórias dos X-Men, X-Factor original, Quarteto e Vingadores. Vou ver se consigo o número 2: X-Men vs. Vingadores.