4/01/2008

A Constante

Uma das novidades da 4ª temporada de Lost é a revelação de que o tempo na ilha onde estão os sobreviventes do vôo 815 da Oceanic passa de maneira diferente do que no resto do mundo.

No episódio de ontem, "The Constant", o 5º desta temporada, o personagem Desmond vai de helicóptero até o navio que lá chegou e sofre de um bizarro efeito causado por uma turbulência durante o trajeto: sua mente começa a viajar no tempo, alternando-se entre 1996 e 2004(tempo atual na história).

O interessante é que o personagem esquece de tudo que aconteceu com ele nos últimos 8 anos, ficando - obviamente - muito confuso, pois acha que ainda está em 1996 mesmo quando sua mente vai parar em seu corpo no futuro.

Para complicar ainda mais a situação, e este texto, Desmond descobre que as viagens à que está submetido vão acabar por matá-lo se não forem impedidas.

Numa clara referência à "De Volta para o Futuro", Daniel Faraday(o físico que chegou recentemente à ilha no cargueiro) pede para que o Desmond de 96 vá pedir ajuda à "versão 96" dele mesmo(Faraday).

Descobrimos então que o físico já conduzia experiências secretas sobre viagens no tempo, e ele acaba salvando a vida de Desmond ao lhe dizer que o cérebro não é capaz de suportar os inúmeros deslocamentos temporais sem ter uma "constante"(algo para a mente se apegar que seja familiar tanto ao passado quanto ao futuro).

Desmond então, com ajuda de Sayid, consegue - de forma desesperada - ligar para Penny(sua namorada e "constante", pois os 2 já se conheciam em 96) do navio, parando assim com as viagens temporais e recuperando a memória de tudo o que viveu nos últimos 8 anos.

Viagens no tempo sempre geram histórias legais, e complicadas também. E deslocamentos apenas mentais(como no caso de Desmond) são ainda mais confusos do que as viagens físicas, embora mais realistas, ao meu ver, mas isto fica para um outro post, pois neste só queria mesmo registrar e elogiar este sensacional episódio de Lost.

1 comment:

Leandro Vargas said...

Lembrei depois que escrevi o post da clássica história "Dias de um Futuro Esquecido", dos X-Men, na qual a mente da Kitty Pryde do futuro é enviada por Rachel Summers para o seu corpo no passado, para que ela ajude a evitar um horrível futuro onde a maioria dos heróis foi exterminada pelos robôs sentinelas.

Neste caso, o deslocamento temporal foi proposital, e não um acidente, como no caso de Desmond.